Portal da Cidade Sarzedo

ATENÇÃO SARZEDENSES

Hemominas convoca mineiros para doar sangue e ajudar ao próximo

Índice da população doadora no estado está abaixo do recomendado pela OMS

Publicado em 17/05/2024 às 12:00
Atualizado em

Há níveis críticos dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e B- (Foto: Pixabay)

A Fundação Hemominas convocou os mineiros a doarem sangue e ajudarem ao próximo. Isso ocorre porque o índice da população doadora no estado está abaixo do recomendado pela OMS e há níveis críticos dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e B-.

O Hemominas é responsável por mais de 90% das demandas transfusionais do estado. Para isso, é necessário um estoque suficiente para atender emergências, cirurgias eletivas e pacientes com doenças hematológicas.

Segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.

Diante da baixa nos estoques, a Fundação faz o chamado importante aos mineiros para conhecerem o processo e se candidatem a doar sangue.

Os sarzedenses têm a possibilidade de fazer doações na unidade de Betim, a mais próxima de Sarzedo. A Unidade de Coleta fica na Rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, no Jardim Brasília e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Mais informações pelo telefone (31) 3512-1050.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos e que pesem mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Fonte:

Deixe seu comentário