Portal da Cidade Sarzedo

MAIS CARA

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Consumidores sarzedenses vão pagar mais caro na taxa de energia após 26 meses

Publicado em 01/07/2024 às 13:15

Acréscimo será de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos (Foto: Pixabay)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de energia elétrica terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Com a mudança, os consumidores sarzedenses vão pagar mais caro na taxa de energia após 26 meses seguidos de bandeira verde. Segundo a Aneel, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Fonte:

Deixe seu comentário